Translate

sexta-feira, 29 de maio de 2015

MARILLION – “Jigsaw”

Tudo o que já publiquei sobre os Marrilion está neste link:

A canção pertence ao segundo álbum da banda “Fugazzi” (1984), que teve uma série de problemas no seu processo de produção e foi considerado o seu pior. Bom, por esta faixa não me parece que tenha sido, embora o seu título seja o nome de uma ferramenta de corte tipo serra e nome de filmes de terror e crimes dramáticos. Nos concertos, Fish dedicava esta música aos românticos, vá-se lá saber porquê. Bom fim-de-semana.


quarta-feira, 27 de maio de 2015

THE TALLEST MAN ON EARTH – “The dreamer”

Tudo o que já publiquei sobre The Tallest Man on Earth está neste link:

Esta canção faz parte de um EP de 17 minutos, “Sometimes the blues is just a passing bird” (2010), com 5 músicas, todas elas interligadas através da letra. Foi a primeira onde introduziu a guitarra elétrica e tem também uma versão só de piano e voz que apareceu num álbum do mesmo ano. Pelo que consegui saber juntou este mês mais um álbum “Dark bird is home” aos três + dois EPs que já tem, com a particularidade de conter uma faixa com o titulo “Sagres” que foi escrita durante uma viagem por Portugal. Quanto a concertos cá não estão previstos. Por enquanto ficamos com o de Paredes de Coura em 2010.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

JAKE BUGG – “Lightning Bolt”

Parece novinho e é mesmo. Tem 21 e escreveu a sua primeira canção quando tinha 12, altura em que já passeava com a guitarra. Desistiu de estudar aos 16 e a partir dai só música. Com talento dá para estas coisas uma vez que interpreta principalmente aquilo que compõe. Em 2011, com 17 anos, surgiu num festival de “novos talentos” em Inglaterra, convidado pela BBC, que originou um contrato com uma editora e o primeiro álbum em 2012, com êxito imediato – Disco de Ouro no Reino Unido. Já foi indicado para uma série de prémios, intérprete, compositor, cantor, canção, etc, embora “só” tenha ganho dois e já não passa despercebido onde aparece.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

THE JESUS AND MARY CHAIN – “About you”

Tudo o que já publiquei sobre os The Jesus and Mary Chain está neste link:

Mais uma música que não consta dos “best off” das respetivas bandas, mas para mim uma das melhores que eles editaram. A letra e a música. Também tem a vantagem de constar do vinil vintage cá de casa – “Darklands” (1987) – que já foi ouvido tantas vezes que os sulcos devem ser bem profundos. É por canções como estas que são um dos meus grupos de referência. O vídeo é um original. Bom fim-de-semana.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

MAZZY STAR – “Halah”

Tudo o que já publiquei sobre os Mazzy Star está neste link:

A canção que abre o primeiro álbum do grupo “She hangs brightly” (1990) mas que não foi aposta da sua primeira editora, ficando como segunda opção e passando despercebida. Foi já depois do segundo disco da banda, em 1995, com novos produtores, decidiram relançar esta música que chegou a número 19 da top de Modern Rock da Bilboard dos States em 1995. Para quem não sabe, como eu, “Halah” é um termo árabe que, entre outras coisas, refere-se à luz que rodeia a lua.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

LED ZEPPELIN – “Hey hey what can I do”

Tudo o que já publiquei sobre os Led Zeppelin está neste link:

 É mais um lado B de um single que neste 3ª edição do Blogue já vai sendo hábito aqui aparecerem. Foi uma canção “Bónus” do single da música A “Immigrant song” do longínquo ano de 1970 mas que fazia sempre parte dos seus concertos ao vivo. Como poderão perceber pela letra parece ser a história de amor de um alcólico com uma prostituta.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

SITIADOS – “E ela cega”

Pois. Mais uma vez aqui publico um dos meus grupos portugueses de excelência. Quando o Blog é pessoal há destas coisas. Portanto não temos muito a acrescentar. Exceto talvez que esta canção que muitos não conhecem faz parte do seu primeiro, que eles pensavam ser também o único, álbum “A última valsa” (1992). Agora, que merece um muito maior destaque no seu portfólio lá isso merece. Bom fds.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

A NAIFA – “A tourada”

Uma banda onde se tenta, e para muitos se consegue, uma mescla de sons, neste caso o fado e o pop-rock, com instrumentos musicais, poemas e canções de autores, vamos chamar-lhes tradicionais, portugueses com outros mais ligados a outros géneros de música. Alguns dos exemplos são mesmo membros fundadores, como são os casos do João Aguardela, cujo projeto anterior era o dos Sitiados, e Luis Varatojo que passou primeiro pelos Peste e Sida - para quem não sabe era uma banda de punk-rock. Isto evidentemente com os seus temas originais. Foram fundados oficialmente em 2004, data que coincide com o lançamento do seu álbum de estreia “Canções Subterrâneas” a que se seguem mais quatro, o último em 2013. A canção de hoje está no seu último álbum “As canções dà A Naifa” e a letra é o celebre poema de Ary dos Santos “Tourada”. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

ORNATOS VIOLETA – “Capitão Romance”

Já não existem enquanto banda mas ficam na história do rock alternativo português. Originários do Porto, iniciaram o seu percurso em 1991 embora o primeiro álbum “Cão” só tenha surgido em 97. Até ai foram sendo conhecidos pelo som original que até os levou a ganhar um prémio específico nessa categoria no último famoso concurso de rock moderno do “Rock Rendez Vouz” em 1994. O seu segundo e último álbum apareceu em 99, contendo temas que o rock português já não vai esquecer. Foi um dos CDs pirata que andou comigo no carro montes de tempo.  

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CAT POWER – “Lived in bars”

Indie Rock, SlowRock, Alternativo ….. é por ai. O certo é que o seu álbum mais reconhecido “The greatest” (2006), onde se inclui o tema que publico hoje, chegou a número um do top de discos de editoras independentes. Cat Power não é uma banda mas sim o nome artístico de uma cantora que cantando/improvisando em bares entre 92 e 93 foi persuadida a abrir os concertos de Liz Phair e gravar os seus dois primeiros álbuns “Dear sir” (1995) e “Myra Lee” (1996) que, segundo o wikipedia, foram gravados no mesmo dia!!! embora lançados em anos diferentes. Como teve sucesso já lançou mais sete, o último em 2012,

quarta-feira, 6 de maio de 2015

TINDERSTICKS (com CARLA TORGERSON) – “Travelling light”

Tudo o que já publiquei sobre os Tindersticks está neste link:

Esta canção está no segundo álbum da banda “Tindersticks” de 1995, citado como uns dos melhores álbuns ingleses desse ano. A música tem a colaboração como vocalista de Carla Torgerson da banda americana “The walkabouts” (também vão passar por aqui mais á frente). O vídeo é de um concerto, não descobri o local, em 2003. Um “must see”. 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PINK FLOYD – “Lost for words”

Tudo o que já publiquei sobre os Pink Floyd está neste link:


Está no álbum “Division bell” de 1994, ou seja, já com o “chegar à frente” de David Gilmour que, juntamente com a mulher, são os autores da canção e a não contribuição de Roger Waters. Curioso o facto desta música ter duas versões: Uma versão do álbum normalíssima e outra “limpa” onde uma expressão, digamos mais obscena aparece cortada por um sinal sonoro – tipo censura, isto no mesmo cd promocional. Ele há coisas …. Esta é a normal, aqui nã censuramos.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

PETER MURPHY – “Hit song”

Tudo o que já publiquei sobre Peter Murphy está neste link:

Tinha tudo para dar certo. O título, o cantor que foi simultaneamente o autor da letra, o enquadramento do álbum, “Holy smoke” (1992” e até a publicidade que lhe foi feita por um critico das revistas “Entertainment Weekly” americana descrevendo o titulo como sarcástico e uma letra que parecia a de um vampiro que pedia que lhe fosse devolvida a sua mortalidade. Não sabemos se foi ou não mas quem conhece os trabalhos que ele lançou diz que esta é uma das suas preciosidades. Eu gosto. Bom fim de semana.