Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2016

JOSÉ (ou ZECA) AFONSO – “Fui à beira do mar”

Tudo o que já publiquei sobre José Afonso está neste link:

 Não é por acaso que esta publicação surge neste dia 25 de Abril. As suas canções, além da sua qualidade músical inquestionável, ficarão sempre ligadas à luta politica contra o regime anterior à revolução dos cravos, que ocorreu nesta data. Esta é, para mim, uma das suas melhores canções mas não tão difundida como os temas que ouvimos sempre que se ouve o seu nome ou nas ocasiões e datas que celebram datas politicas. É uma das faixas do álbum “Eu sou como a toupeira” (1972), só de originais e foi lançado no Natal de 1972.

domingo, 17 de abril de 2016

MAYRA ANDRADE – “Ilha de Santiago”

Tudo o que já publiquei sobre a Mayra Andrade está neste link:


Pertence ao álbum “Lovely difficult” de 2013, o seu quarto trabalho de estúdio. O tema como já perceberam é a ilha de Santiago – Cabo Verde e os sentimentos que transmite. É cantada em crioulo, um dos muitos dialetos que domina na perfeição mas o álbum contêm temas em inglês, francês e português, com a colaboração de vários artistas desses mesmos países. Quanto a concertos a coisa tem estado um pouco parada. Vamos aguardando.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

THE JESUS AND MARY CHAIN – “Head on”

Tudo o que já publiquei sobre os The Jesus and Mary Chain está neste link:


E pronto, cá estão eles outra vez. A mostrar mais uma vez o porquê de serem uma das minhas bandas de referência e, já agora, com uma canção retirada do álbum “Automatic” (1989), embora também esteja no “Darklands” – foi ai que a ouvi a primeira vez. Apesar de nos UK não ter sido muito vendável, ao longo dos tempos teve vários covers, entre os quais um dos Pixies.


segunda-feira, 11 de abril de 2016

IGGY POP – “Lust for life”


Tudo o que já publiquei sobre Iggy Pop está neste link:

Curiosamente pertence ao mesmo álbum “Lust for life” (1977) onde estão também as duas canções do Iggy que já aqui postei. Coincidência ou gosto mesmo do álbum? Deve ser a segunda, off course. Bom, foi, tal como todo o disco, criada em colaboração com David Bowie, embora nesta se note um som mais “hard rockeiro” característico de Pop. Foi o álbum que mais vendeu e o único certificado com disco de ouro. Em 1996 esta música obteve um novo balanço comercial através do filme “Trainspotting”, que motivou inclusivamente a criação de um videoclip específico, e a deu a conhecer a outras gerações.