Translate

sexta-feira, 29 de março de 2013

PROBLEMAS TÉCNICOS

Bom, infelizmente problemas técnicos inesperados não me permitem ter acesso aos posts que tinha preparado para hoje e amanhã, uma vez que o ponto de acesso - vulgo computador - não reune as mesmas caracteristicas do habitual. Por isso só poderei colocá-los na 2ªf. É pena. 
Até 2ª.

quinta-feira, 28 de março de 2013

NARA LEÃO E CHICO BUARQUE – “João e Maria”

NARA
Diz-se que o movimento Bossa Nova teve início em reuniões na casa dos seus pais, ainda ela era adolescente, em que participavam músicos que depois ficaram conhecidos nesse género musical. A sua estreia profissional, em 1963, deu-se quando participou na comédia “Pobre menina rica” ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. Ao longo dos anos foi experimentando outros estilos musicais passando a “cantora de protesto”, mais uma vez contra o regime militar que vigorava no Brasil, participando em peças de teatro e Festivais de Música. Foi num desses festivais, Festival de Música Brasileira da TV Record, que interpretou a música “A banda” de Chico Buarque, vencendo o concurso e o público brasileiro. A sua discografia inclui 27 discos no período de 1964 a 1989, ano em que morreu de cancro aos 47 anos.
A música de hoje é um dueto com Chico Buarque.  

CHICO BUARQUE
Está apresentado aqui:

A MÚSICA
A parte musical foi composta por Sivuca na em 1947. Trinta anos depois o autor enviou a fita a Chico Buarque que fez a letra, segundo ele baseado num diálogo de crianças uma vez que na altura em que foi composta ele ainda era criança. Bonito. A musica foi gravada em dueto com Nara Leão que a incluiu no álbum “Os meus amigos são um barato” (1977). Para quem se lembra, “João e Maria” atingiu o auge da fama quando fez parte da banda sonora da telenovela “Dancin` days”.   

quarta-feira, 27 de março de 2013

CAETANO VELOSO – “Sozinho”

Músico, escritor, produtor, faz arranjos para outros autores, já escreveu crítica de cinema durante dois anos e escreve músicas originais para bandas sonoras de filmes. “Hable com ella” do Pedro Almodovar é um exemplo. Tem uma carreira, enquanto cantor e compositor, que já leva décadas. Embora já tenha colaborado com a sua irmã nova Maria Bethânia (já ouviram falar …) no disco “Cavaleiro/Samba em Paz” (1965), o seu primeiro disco, com Gal Costa, saiu em 1967. Se eu contei bem, a seguir a esse foram mais 45, o último em 2011, onde se incluem alguns espetáculos ao vivo. Foi mais uma dos artistas críticos do regime militar do Brasil, final dos anos 60 e início dos 70, sendo preso 1 dia antes de eu nascer (quem souber que faça as contas) e exilado. Nem tudo foi bom: Em 1979, apresentou-se em um festival na TV Tupi defendendo a canção “Dona culpa ficou solteira”, de Jorge Ben, onde foi vaiado e a canção desclassificada.
A música que postei foi composta por Aroldo Sobrinho “Peninha” e interpretada por Caetano vendeu cerca de 1 milhão de cópias em 1999.

terça-feira, 26 de março de 2013

ELIS REGINA e TOM JOBIM – “Águas de Março”

ELIS
Considerada por críticos, comentadores e músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Chega como apresentação? Não?Ok só mais umas coisitas: Entre 1961 (16 anos) e 1980 (34 anos) lançou 18 álbuns de estúdio e tal como muitos dos músicos brasileiros que apareceram usou o seu trabalho para contestar o regime militar brasileiro; Foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil; Algumas das suas entrevistas foram marcadas por frases famosas como "Sempre vou viver como kamikaze. É isso que me faz ficar de pé", "Me apaixonei pela minha voz" e "Cantar, para mim, é sacerdócio. O resto é o resto.". Faleceu aos 36 anos de idade em 1982.

JOBIM
É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone. Chega como apresentação? Não? Ok só mais umas coisitas. Foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violinista, sendo ainda considerado um dos criadores do estilo “Bossa nova”. No início dos anos 50 trabalhou como pianista em bares e boates em Copacabana, fazia arranjos para músicas de uma editora e passava para pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical, surgindo nessa época as primeiras composições e gravações. Gravou 14 álbuns a solo (1963 a 1995) e 25 como parceria ou contribuidor (1954 a 1985). Devido ao êxito no exterior do Brasil gravou, em 1967, um álbum com Frank Sinatra “Francis Albert Sinatra e António Carlos Jobim”.
Última curiosidade: Em 25 de Janeiro de 2011, dia em que Tom Jobim completaria 84 anos, o Google alterou o logotipo página inicial em sua homenagem.

A MÚSICA
É a primeira faixa, de um total de catorze, do álbum “Elis & Tom” de 1974, com composições e interpretações de Tom Jobim e Elis Regina. É considerado um dos melhores álbuns da música popular brasileira.

segunda-feira, 25 de março de 2013

CHICO BUARQUE - "Valsinha" e "A minha história"

É um dos músicos mais populares da música brasileira mas iniciou a sua carreira como … escritor, em 1962 - tinha 18 anos. A música veio “só” em 1966 com o lançamento do primeiro álbum “Chico Buarque de Hollanda” e o 1º lugar no Festival de Música Brasileira com o tema “A banda”. Além da música e literatura teve também uma importante intervenção politica chagando inclusivamente a autoexilar-se em Itália em 1969, chegando a lançar dois álbuns cantando em italiano. Quando regressou foi um dos artistas mais ativos na democratização do Brasil. Continuou ai uma carreira de sucesso enquanto escritor, 7 livros (o último em 2009), músico, 38 álbuns (o último em 2011) e ele e as suas canções estiveram presentes em várias peças de teatro e cinema. Escusado será dizer que todas as suas criações, música, filmes, teatro e livros, obtiveram inúmeros e significativos prémios.
Hoje começo não com uma mas com duas músicas. Como a primeira é curtinha resolvi postar uma segunda.


Chico Buarque - “Valsinha”
Foi composta em conjunto com Vinícius de Moraes. É a 9ª faixa do álbum “Construção” (1971), considerado um marco na música brasileira e na carreira do cantor. Em 1972 a revista Realidade considerou-o “o melhor disco feito nos últimos 20 anos no Brasil” e em 2000 foi eleito pela revista Rolling Stone o terceiro melhor álbum de sempre no Brasil.  




Chico Buarque - “A minha história”
A música original foi composta no inico dos anos setenta por Lúcio Dalla e Palotino e abordava a história das mães solteiras adolescentes sob a ótica dos filhos, frutos de relacionamentos com soldados estrangeiros no período da 2° grande guerra, sendo o seu subtítulo “Os filhos da guerra”. Chico adaptou a letra à realidade brasileira da altura sob o prisma de um filho de uma prostituta de cais. Inclusive queria chamá-la de “Filhos da puta” (aludindo ao subtítulo italiano) mas a ditadura militar censurou. Ficou com o título “A minha história”. Acerca desta música, num dos seus livros, conta-se esta história verídica: Chico Buarque estava a dar uma entrevista para um jornalista cubano quando ouviu o seguinte comentário do desinformado profissional: "o que me impressiona, senhor Chico, é como o senhor conseguiu chegar tão longe sendo filho de uma prostituta”. Ouçam.

domingo, 24 de março de 2013

“BRASIL VINTAGE”

Esta semana será dedicada totalmente a alguns dos clássicos da música brasileira, daqueles que já todos conhecemos mas que nunca nos cansamos de ouvir. Vão ser seis canções em 5 dias, onde naturalmente não vão caber alguns ícones da música brasileira. Vamos ter Buarque, Jobim, Caetano, Elis e Nara Leão. Escolhi aquelas que são da minha preferência. Se gostarem divulguem. A boa música partilha-se. Já agora se quiserem ter um melhor conhecimento sobre os músicos e canções aqui postadas leiam o que escrevi. Mais cultura nunca é demais.

sexta-feira, 22 de março de 2013

PETER, BJORN & JOHN – “Young folks”

Mais uma banda europeia. Iniciei a semana com uma banda Islandesa e termino com um trio Sueco. Peter, Bjorn & John são os primeiros nomes dos que a constituem. Formaram-se em 1999 e após alguns concertos resolveram selecionar alguns dos temas criados por eles e lançá-los em álbuns. Em 2001 surgiu o seu primeiro single "Falling and Passing" e em 2002 o primeiro álbum “Peter, Bjorn & John”. Não alcançaram lugares de relevo nos Tops europeus mas tornaram-nos mais conhecidos e além de mais 5 álbuns, o último em 2011, lançaram mais 13 singles e algumas das sua músicas fazem parte da banda sonora de séries de TV, a mais conhecida é talvez “Gossip girl”, e vídeo jogos (FIFA 08 é um deles). Descobri também que a que posto hoje é um dos toques de telemóvel da Nokia. “Young folks” é de 2006 e conta com a colaboração vocal de Victoria Bergsman. 

quinta-feira, 21 de março de 2013

BLACK – “Wonderful life”

Musico inglês que ganhou alguma notoriedade nos anos 80. Em 1981 e 1982 lançou os dois primeiros singles com produção independente e, ainda em 1982, andou “na estrada” com os Thompson Twins tendo a seu cargo tudo o que dizia respeito aos sintetizadores, percussão e alguma guitarra. O seu trabalho nesta “Tour” e os seus singles chamaram a atenção de uma editora de maior dimensão que, em 1987 lhe proporcionou o seu primeiro álbum, chamado precisamente “Wonderful Life”. A música de hoje, que já tinha saído em single em 1985 atingindo o excelente (!!!) 72º lugar nos Tops Ingleses deu nome ao álbum que alcançou o nº3 das tabelas. No total, entre 1981 a 2009, lançou 22 singles e 12 álbuns, sendo o mesmo tema “Wonderful life” vendido em três versões diferentes. Esta é a que saiu no 1º álbum.

quarta-feira, 20 de março de 2013

NIRVANA – “The man who sold the world"

Quem não conhece ou já ouviu os Nirvana? Enquanto banda original durou somente de 1987 a 1994 com a morte do muito conhecido vocalista Kurt Cobain. Krist Novoselic foi o outro membro fundador a que se juntou Dave Grohl em 1990. O seu 1º álbum “Bleach” (1989) foi um sucesso nos States e Europa com canções que atingiram posições de relevo nos Tops respetivos, principalmente o tema “About a girl”. Isto abriu-lhes o caminho no meio musical passando de dois amigos com um som de rock alternativo a banda mainstream lançando mais 2 álbuns “Nevermind” (1991) e “In Utero” (1993) que venderam cerca de 25 milhões de cópias nos USA e 75 milhões em todo o mundo. O vídeo de é uma apresentação na MTV, em modo acústico, de “The man who sold the world”, um original de 1970 da autoria de David Bowie.

terça-feira, 19 de março de 2013

FATBOY SLIM – “The joker”

É um DJ, músico e produtor inglês. Eu não sabia mas começou nos Housemartins como baixo. Os 5 álbuns que lançou até agora, de 1996 a 2010, alcançaram uma série de prémios, principalmente MTV awards (9), 2 Brit Awards, Grammy Award e várias presenças em Top Tens em todo o mundo. Mas atenção, ele não faz todas as partes vocais. Faz os arranjos, e bastantes alterações, de temas de outras bandas conseguindo resultados que surpreendem pela positiva os próprios autores. Os prémios alcançados mostram isso: Best British Dance Act, MTV Award for Breakthrough Video, MTV Award for Best Direction in a Video, Best Choreography in a Video, Brit Award for Best British Dance Act, MTV Award for Best Editing in a Video e um Award for Outstanding Contribution to British Music em 2007. A ideia do vídeo de hoje, venceu um concurso, promovido por ele. Fez a realização e o rapaz que aparece no início é ele próprio. A música é um original dos The Steve Miller Band de 1973. Ouçam o original e vejam/ouçam a diferença.   

segunda-feira, 18 de março de 2013

OF MONSTERS AND MEN - “Little talks”

A semana passada acabámos com um grupo belga. Iniciamos esta semana com uma banda .. adivinhem a nacionalidade ….. é isso mesmo …. Islandês. Fácil. Os nomes dos que a integram: Bryndis Hilmardóttir (a vocalista), Ragnar Þórhallsson, Brynjar Leifsson, Arnar Rósenkranz Hilmarsson, Árni Guðjónsson e Kristján Páll Kristjánsson. Ainda mais fácil de pronunciar. A história é simples: Em 2010 ganharam um concurso de música na Islândia, The Músíktilraunir, a editora Record Records gostou do que viu e promoveu a música que hoje apresentamos.  Teve uma grande aceitação na Europa e nos States surgindo nos seus Top Tens. Em 2011 surgiu o álbum de estreia “My head is an animal” que obteve o mesmo êxito.



sexta-feira, 15 de março de 2013

VAYA CON DIOS – “I dont want to know”

São Belgas. Juntaram-se em 1986 com um denominador comum: todos, principalmente a vocalista Danny Klein, gostavam de música cigana, jazz e opera. Misturaram tudo e criaram um som próprio. Em 1988 decidiram lançaram um álbum, para ver se a pessoas gostavam. Gostaram. Alcançou os Tops de três países, todos europeus, e dois discos de platina na Finlândia. Em 1990 surgiu um 2º álbum “Night owls” que obteve discos de platina e disco de ouro, novamente tudo na Europa. Depois disso fizeram mais quatro, o último em 2009. O tema de hoje pertence ao 2º álbum. Posso dizer com orgulho que assisti ao seu primeiro concerto em Portugal, na aula magna da Univ. Técnica de Lisboa, penso que em 1990, quando estavam a divulgar o CD lançado no mesmo ano. De certeza que vão aparecer mais vezes aqui no Blogue.

quinta-feira, 14 de março de 2013

BIRDY – “Skinny love”



E agora algo completamente diferente dos videos anteriores. Não tem nada a ver, mas como já perceberam, esta semana estou a variar os estilos musicais. Vamos lá saber porquê.
Chama-se Jasmine van den Bogaerde, nome artisitco Birdy, é inglesa e nasceu em 1996. Aprendeu a tocar piano aos quatro anos (mãe pianista), começou a escrever canções aos sete e em 2008, quando tinha 12 anos, ganhou o Open Mic UK, competição de atuação ao vivo destinada a músicos britânicos que cantam a solo. A rapariga tem talento. A sua versão de “Skinny love”, da autoria de Bon Iver`s, foi lançada em single em 2011 e alcançou os Tops Ten de  5 paises (segundo a minha contagem) e conseguiu discos de platina na Austrália, Bélgica e disco de ouro na Suécia. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

GREEN DAY – “Good riddance (time of your life)”

Uma banda americana de punk/rock que se formou em 1987.Em 1990, após alguns concertos em salas de pequena e mádia dimensão, lançaram o seu 1º álbum “39/smooth”. O seu 3º álbum “Dookie” (1994) mais divulgado e “mainstream” foi um enorme sucesso vendendo cerca de dez milhões de cópias só nos States. Depois desse trabalho já ganharam Grammy Awards, Best rock álbum, Record of the year e outros. A música de hoje revela aquilo que pode sair de um grupo deste género musical e é a 17ª faixa do 5º álbum “Nimrod” de 1997 (num total de 11 álbuns, o último saiu em 2012).

terça-feira, 12 de março de 2013

SHE & HIM – “Thieves”

Zooey Deschanel é a menina que aparece a cantar. Sempre gostou de música, escrevia canções, cantava só para ela (a tomar banho, como ela diz). Em 2006, sabendo disto e ouvindo-a cantar, o realizador do filme “The go-getter”, onde Zooey participava, apresentou-a a Matthew Ward que já estava integrado no meio musical como guitarrista nos “Monsters of folk”, grupo de pequena dimensão. Os dois experimentaram tocar uma música em duo e gostaram do resultado final. Resolveram continuar, formaram um duo e, em 2008 surgiu o “Volume one – She & Him álbum”. Uma curiosidade: eles comunicavam e trocavam ideias sobre as músicas via email, uma vez que viviam em cidades diferentes. Em Maio de 2013 está previsto o lançamento do quarto álbum. O vídeo de hoje é uma faixa do seu 2º álbum “ Volume two - She & Him álbum” de 2010.    

segunda-feira, 11 de março de 2013

MIKE + THE MECHANICS – “Over my shulder”

Banda inglesa que se formou em 1985 como um projeto paralelo ao percurso musical que, até essa data, estava a ser efetuado pelos seus fundadores. Os seu membros eram Mike Rutherford que pertencia aos “Genesis”, Paul Carrack (Ace e Squeeze) e Paul Young (Sade Café). Entre entradas e saídas, dissoluções e reagrupamentos, dos membros que começaram a coisa só restou  Mike Rutherford. De 1985 a 2011 lançaram sete álbuns. A música de hoje pertence ao 4º álbum “Beggar on a Beach of Gold” (1995) e atingiu o nº 12 da UK single charts.

sexta-feira, 8 de março de 2013

E NO DIA DA MULHER ....... "NEW ORDER"

Pois é. Terminar a “Semana da Mulher” com uma música cantada por homens não é comum. Mas neste Dia internacional da Mulher resolvi postar um dos vídeos que não me canso de ver, rever e ver novamente. Sem dúvida a beleza feminina pode ser uma coisa fantástica. Vejam porquê.


NEW ORDER – “Round & Round”

Sabem quem foram os “Joy Division”? Uma pista: Punk. Se calhar não sabiam mas os “New order” são consttuidos pelos elementos dos “Joy Division” após o suicídio, em 1980, do seu vocalista Ian Curtis. Estes rapazes resolveram continuar na música formaram os “New Order”, lançando o 1º álbum, “Movement”, em 1981 e foram, sem dúvida, uma das conhecidas bandas dos anos 80. Mas a carreira não acabou ai. Em Janeiro deste ano saiu o 9ºálbum: “Lost sirens”. O vídeo de hoje pertence ao seu 5º álbum “Technique” (1989).