Translate

terça-feira, 26 de março de 2013

ELIS REGINA e TOM JOBIM – “Águas de Março”

ELIS
Considerada por críticos, comentadores e músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Chega como apresentação? Não?Ok só mais umas coisitas: Entre 1961 (16 anos) e 1980 (34 anos) lançou 18 álbuns de estúdio e tal como muitos dos músicos brasileiros que apareceram usou o seu trabalho para contestar o regime militar brasileiro; Foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil; Algumas das suas entrevistas foram marcadas por frases famosas como "Sempre vou viver como kamikaze. É isso que me faz ficar de pé", "Me apaixonei pela minha voz" e "Cantar, para mim, é sacerdócio. O resto é o resto.". Faleceu aos 36 anos de idade em 1982.

JOBIM
É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone. Chega como apresentação? Não? Ok só mais umas coisitas. Foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violinista, sendo ainda considerado um dos criadores do estilo “Bossa nova”. No início dos anos 50 trabalhou como pianista em bares e boates em Copacabana, fazia arranjos para músicas de uma editora e passava para pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical, surgindo nessa época as primeiras composições e gravações. Gravou 14 álbuns a solo (1963 a 1995) e 25 como parceria ou contribuidor (1954 a 1985). Devido ao êxito no exterior do Brasil gravou, em 1967, um álbum com Frank Sinatra “Francis Albert Sinatra e António Carlos Jobim”.
Última curiosidade: Em 25 de Janeiro de 2011, dia em que Tom Jobim completaria 84 anos, o Google alterou o logotipo página inicial em sua homenagem.

A MÚSICA
É a primeira faixa, de um total de catorze, do álbum “Elis & Tom” de 1974, com composições e interpretações de Tom Jobim e Elis Regina. É considerado um dos melhores álbuns da música popular brasileira.

2 comentários: