Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2013

MARIA BETHÂNIA – “Coração Ateu” e “Um Jeito Estúpido de Te Amar”



Para começar os créditos a quem os merece:
Recebi um email da seguidora Nº1 aqui do Blogue a fazer um reparo acerca da não presença da Maria Bethânia no alinhamento desta semana. Concordei com a sua opinião e a titulo excecional vou acrescentá-la às músicas que escolhi.Fiz uma lista de sete músicas para ela selecionar duas. Escolheu estas. Os links das outras 5 estão no final do post. 


MARIA BETHÂNIA
Como já sabem é irmã mais nova de Caetano Veloso que conta que foi ele quem escolheu o nome da irmã, inspirado numa música de que gostava bastante intitulada exatamente “Maria Betânia”. No início, como quase todos os músicos brasileiros da altura (anos 60) participou em festivais de música, pequenos concertos e em papéis em algumas peças de teatro. Mas a data oficial da sua carreira profissional é 13 de Fevereiro de 1965, quando substituiu Nara Leão (ver post anterior) na espetáculo “Opinião” uma vez que esta se afastou por motivos de saúde. Foi imediatamente contratada por uma editora e, nesse mesmo ano, gravou e lançou o seu primeiro disco com o nome “Maria Bethânia”. Continuou sempre numa carreira ascendente com experimentando diferentes géneros musicais dos quais destaco a participação numa banda considerada hippie que lançaram um disco “Doces Bárbaros” (1976), juntamente com Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O disco é considerado uma obra-prima. Foi a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de cópias de um único disco “Álibi” (1978) de um total (até agora) de 50 álbuns, de estúdio e ao vivo, o último em 2012, com um cerca de 26 milhões de cópias vendidas.


Maria Bethânia – “Coração Ateu”





Maria Bethânia - “Um Jeito Estúpido de Te Amar”




Estas são as restantes que eu escolhi






4 comentários:

  1. Efetivamente, uma semana dedicada ao melhor que Brasil produzui em termos musicais sem a presença de Maria Bethânia era um "pecado mortal". Ela, a voz da poesia em lingua portuguesa.
    Das propostas apresentadas, aquela que para mim é a melhor é a Balada de Gisberta pela atualidade e pelo significado social que lhe deu origem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário de especialista ...

      Eliminar
    2. ou então, não!

      Eliminar
    3. Adepta, simpatizante, fã .... Ok. Mas parece. O que interessa é que é um comentário com qualidade e conteúdo.

      Eliminar