Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

CHICO BUARQUE - "Valsinha" e "A minha história"

É um dos músicos mais populares da música brasileira mas iniciou a sua carreira como … escritor, em 1962 - tinha 18 anos. A música veio “só” em 1966 com o lançamento do primeiro álbum “Chico Buarque de Hollanda” e o 1º lugar no Festival de Música Brasileira com o tema “A banda”. Além da música e literatura teve também uma importante intervenção politica chagando inclusivamente a autoexilar-se em Itália em 1969, chegando a lançar dois álbuns cantando em italiano. Quando regressou foi um dos artistas mais ativos na democratização do Brasil. Continuou ai uma carreira de sucesso enquanto escritor, 7 livros (o último em 2009), músico, 38 álbuns (o último em 2011) e ele e as suas canções estiveram presentes em várias peças de teatro e cinema. Escusado será dizer que todas as suas criações, música, filmes, teatro e livros, obtiveram inúmeros e significativos prémios.
Hoje começo não com uma mas com duas músicas. Como a primeira é curtinha resolvi postar uma segunda.


Chico Buarque - “Valsinha”
Foi composta em conjunto com Vinícius de Moraes. É a 9ª faixa do álbum “Construção” (1971), considerado um marco na música brasileira e na carreira do cantor. Em 1972 a revista Realidade considerou-o “o melhor disco feito nos últimos 20 anos no Brasil” e em 2000 foi eleito pela revista Rolling Stone o terceiro melhor álbum de sempre no Brasil.  




Chico Buarque - “A minha história”
A música original foi composta no inico dos anos setenta por Lúcio Dalla e Palotino e abordava a história das mães solteiras adolescentes sob a ótica dos filhos, frutos de relacionamentos com soldados estrangeiros no período da 2° grande guerra, sendo o seu subtítulo “Os filhos da guerra”. Chico adaptou a letra à realidade brasileira da altura sob o prisma de um filho de uma prostituta de cais. Inclusive queria chamá-la de “Filhos da puta” (aludindo ao subtítulo italiano) mas a ditadura militar censurou. Ficou com o título “A minha história”. Acerca desta música, num dos seus livros, conta-se esta história verídica: Chico Buarque estava a dar uma entrevista para um jornalista cubano quando ouviu o seguinte comentário do desinformado profissional: "o que me impressiona, senhor Chico, é como o senhor conseguiu chegar tão longe sendo filho de uma prostituta”. Ouçam.

2 comentários: